Construção de uma ferramenta de análise crítica das propostas de gêneros textuais em LDPLs


Resumo: O presente trabalho é um recorte do TCC intitulado “Letramento e cidadania: uma abordagem crítica ao gênero textual notícia”, desenvolvido no curso de Letras do IFRS – Campus Osório. Este recorte tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de uma ferramenta de análise para avaliação de livros didáticos de língua portuguesa. É importante salientar que por mais que o LD passe por um processo de avaliação, devemos, sim, desenvolver pesquisas que analisem as construções das atividades e se elas dialogam ou não com a concepção de língua adotada nos documentos do governo. Além disso, o LD tem um papel importante no ensino, pois através dele se formula e se media o conhecimento, fazendo com que ele possua um papel significativo na construção, manutenção de imaginários, valores e representações, implicando diretamente nas relações de identidade presentes na escola. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliografia, a qual fundamentou o aporte teórico que serviu como base para a elaboração das categorias de análise contempladas pela ferramenta desenvolvida. Tal ferramenta consiste em um roteiro com 36 perguntas, as quais estão divididas em três blocos: (i) perguntas gerais sobre a coletânea; (ii) perguntas sobre o desenvolvimento do gênero textual e a abordagem aos eixos que constituem a aula de língua portuguesa; e (iii) os pontos de contato entre a coletânea e outros documentos que dão diretrizes ao ensino. A versão final da ferramenta será detalhadamente apresentada e as perguntas de análise serão justificadas a partir da perspectiva de ensino de uso da língua. A ferramenta desenvolvida tem potencial tanto para instrumentalizar professores na realização de uma escolha informada do livro didático a ser adotado, quanto para guiar propostas didáticas que complementem as lacunas identificadas no LD.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: