CONVERSATION CLUB COMO ESPAÇO DE CONEXÃO E INTERAÇÃO ENTRE OS MEMBROS DA COMUNIDADE DO IFRS-CAMPUS OSÓRIO


Resumo: O presente trabalho tem por objetivos relatar as experiências vivenciadas ao longo do projeto Conversation Club no contexto de pandemia do COVID-19 nos anos de 2020 e início de 2021. O Conversation Club é um projeto de ensino voltado para os discentes, docentes e técnicos do Instituto Federal do Rio Grande Sul, campus Osório, que visa oportunizar a prática da oralidade em língua inglesa através de oficinas de conversação mediada por um aluno bolsista da instituição, bem como pelos membros participantes. O projeto parte da realidade do campus Osório, que possui cursos de nível superior e médio que têm a língua inglesa como componente da grade curricular. A presença da língua inglesa nos cursos gera uma necessidade por parte dos alunos de praticarem a habilidade de fala em contextos diferentes da sala de aula, levando em conta que a habilidade oral pode ser considerada a habilidade que mais evidencia o grau de complexidade da cognição humana (MOTA; BERGSLEITHNER; WEISSHEIMER, 2011). Além disso, devido ao novo contexto de interação estabelecido por conta da pandemia, um ambiente de interação entre os membros do campus se faz de grande relevância para a manutenção do vínculo entre a comunidade e a instituição. Sendo assim, o Club busca proporcionar esse espaço de interação, prática e conexão entre os membros da comunidade do campus a partir de oficinas baseadas em tópicos previamente combinados com os participantes. Os encontros são realizados semanalmente por meio de uma plataforma de reuniões virtuais, sendo composto por alunos do EM, ensino superior e servidores do campus. A metodologia dos encontros leva em consideração que o envolvimento ativo na escolha e desenvolvimento dos tópicos estimula a autonomia e as habilidades orais em língua inglesa. Diante disso, cada participante possui a chance de apresentar um tópico de seu interesse e mediar a conversa com os demais colegas. O projeto se encontra em andamento e já apresenta resultados positivos em relação à assiduidade e participação dos membros ao longo dos encontros, que versam sobre tópicos diversos e refletem a variedade presente no grupo, sendo o Club um espaço relevante de interação em língua inglesa.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: