ENSINO DE VOCABULÁRIO EM INGLÊS PARA GESTÃO E NEGÓCIOS: PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA EM GÊNEROS TEXTUAIS


Resumo: Os livros didáticos ofertados pelo Ministério da Educação através do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) aos estudantes de cursos técnicos de ensino médio não contemplam as necessidades específicas de aprendizagem desses usuários, uma vez que que esses materiais não são desenvolvidos para áreas técnicas. Tendo em vista essa questão, propusemos a construção de um material composto por um conjunto de atividades que possibilitasse o ensino do vocabulário da língua inglesa voltado ao eixo de gestão e negócios a partir de gêneros textuais frequentes da área. Além dos exercícios focados na expansão do vocabulário e na produção de gêneros, o material apresenta tarefas que oportunizam a reflexão sobre temas relacionados à cidadania como, por exemplo, a produção sustentável e as relações éticas no trabalho. Como metodologia, primeiramente, listamos todos os termos presentes na Business English Certificate/BEC Preliminary Wordlist, desenvolvida pela Cambridge ESOL. A essa lista, acrescentamos itens lexicais de alta frequência coletados em manuais técnicos de administração. Na sequência, classificamos o vocabulário estabelecido em tópicos, considerando o compartilhamento semântico entre os itens. Posteriormente, partindo desses tópicos e com base nos programas das disciplinas técnicas do Curso Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração do IFRS Campus Osório, selecionamos gêneros recorrentes da área em estudo como anúncio de emprego, e-mail comercial e catálogo. Na penúltima etapa, coletamos modelos de atividades com gêneros textuais e de atividades para consolidação de vocabulário. Na etapa final, passamos à elaboração do material. Como resultado parcial, temos as quatro unidades das cinco estabelecidas concluídas. Assim que finalizarmos a revisão do trabalho, as atividades serão testadas nas turmas dos 1º anos do Técnico em Administração do IFRS - campus Osório para que eventuais ajustes possam ser feitos. Revisadas as unidades, o produto final do projeto será distribuído a todos os campi por meio digital. Acreditamos que, dessa forma, oportunizando acesso a conteúdos mais relevantes para a formação dos estudantes, estaremos contribuindo para a qualificação do ensino médio técnico.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: