Educação em Saúde durante a pandemia: um relato de experiência


Resumo: O Projeto Saúde no IFRS Osório surgiu em 2019, a partir de demandas de discentes do Ensino Médio Integrado identificadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade do campus. Diante dessa necessidade, promoveu-se uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que se renovou ao longo deste ano. O objetivo do projeto é sensibilizar as/os estudantes acerca das condicionantes subjetivas e sociais no processo de saúde-doença. Através de encontros, reuniões e oficinas centrados no protagonismo estudantil e visando suas constituições como agentes transformadores de suas realidades, foram eleitas metodologias acessíveis à promoção de discussões fundamentais às juventudes, e pertinentes a práticas e reflexões sobre temas como gênero, orientação sexual, saúde mental, redução de vulnerabilidades, direitos sexuais e reprodutivos. Justifica-se sua realização pela compreensão de que a adolescência é um período de inúmeras inquietações e questionamentos, muitas vezes relacionados à sexualidade e construção das identidades de gênero e/ou relativos à saúde física e mental. Ainda, fundamenta-se pela compreensão de que a saúde embora seja constitucionalmente um direito de todos, ainda não alcança de forma efetiva a toda população. Em sua primeira edição, o projeto desenvolveu-se em uma dinâmica presencial, porém, em 2020, frente à pandemia do Coronavírus, as ações tiveram de ser reorganizadas, tornando-o exclusivamente digital, com a utilização da rede social Instagram e da plataforma Google Meet. Entre as ações desenvolvidas, neste novo momento, estão a capacitação das/os bolsistas e dois webinários. No primeiro, “Saúde mental e estratégias de enfrentamento no contexto da Educação Pública durante a pandemia”, professoras, aluna/o e psicólogo discutiram como o contexto atual tem refletido na saúde mental de docentes e discentes, enquanto o segundo, intitulado “Saúde Sexual e Reprodutiva Universais?”, contou com uma cientista social e um acadêmico de Serviço Social discutindo sobre corpos não incluídos nos direitos sexuais e reprodutivos. No decorrer das duas edições, o projeto tem atingido seus objetivos e obtido resultados significativos, como a construção coletiva de conhecimentos, a valorização das subjetividades, o caráter democrático das discussões e a relevante procura de estudantes pelos serviços de saúde.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Saúde

Integrantes: