Reading American Short Stories


Resumo: O projeto Reading American Short Stories foi criado com o intuito de oportunizar aos estudantes do Campus Osório, tanto de Ensino Médio como de Ensino Superior, a possibilidade de desenvolver suas habilidades de leitura de textos em Língua Inglesa no contexto de contos da Literatura Norte-Americana. Dentre os objetivos do projeto estão: (a) identificar pontos de convergência entre textos literários e tópicos linguísticos; (b) consolidar e utilizar vocabulários em contextos concretos apresentados nos contos; (c) conscientizar-se a respeito de aspectos culturais relativos ao período de produção dos contos selecionados; e (d) realizar análises literárias aprofundadas das narrativas a partir dos subsídios fornecidos. Para isso, foi desenvolvido um curso online para a comunidade do IFRS-Campus Osório. O curso ocorreu de maneira síncrona, uma vez por semana, e teve duração de seis semanas, divididas em três blocos, cada bloco focado na leitura e análise dos seguintes contos: "The Masque of The Red Death", de Edgar Allan Poe; "Cat in the Rain", de Ernest Hemingway; "The Fun They Had", de Isaac Asimov. As análises envolveram o trabalho com o vocabulário e tópicos linguísticos que desempenham um papel essencial para o entendimento e a leitura do conto, bem como o estudo do texto literário como expressão artística e a observação do contexto abordado em cada uma das obras. Ao fim do curso, os participantes preencheram um formulário com perguntas abertas para que pudessem avaliar o desenvolvimento das atividades. De 60 respostas que avaliaram o curso, 56 avaliaram as atividades e as metodologias abordadas de maneira positiva, como bom ou ótimo. Em relação às melhorias sugeridas, houve sugestões de ampliação do período de duração, expansão do curso para a comunidade externa, além das respostas que indicaram que não teriam melhorias a fazer no curso e que se consideravam satisfeitos com o projeto. Concluímos que uma abordagem integrada ao ensino de leitura em inglês com o uso de textos literários possibilita um aprendizado significativo do ponto de vista linguístico, literário e cultural, desenvolvendo tanto habilidades linguísticas quanto o pensamento crítico e a consciência cultural a respeito de temas relevantes para a formação humanística ampla dos discentes.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: