A Argumentação na Perspectiva do Estudante

Link para video de apresentação: w.youtube.c...


Resumo: Quando aponta-se sobre a argumentação dos alunos em geral, tem-se como foco a visão docente de estimular o crescimento do raciocínio lógico e o pensamento crítico. Para tal, a Resolução de Problemas pode ser utilizada como meio de dar enfoque ao que o aluno propõe e o professor analisa. Porém, ao abordar a visão do discente sobre o seu próprio argumento usando como base a modelagem matemática, têm-se a possibilidade de trazer outros níveis de desenvolvimento do próprio indivíduo em relação aos seus conhecimentos e formas de apresentá-los. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho é levantar discussões acerca do que é a argumentação para o aluno, em modelagem matemática, e como ele pode chegar a seu ápice. Desenvolver habilidades nos alunos é um precedente necessário para levá-los a alcançar seus próprios objetivos, assim como os do professor. Para isso, foram desenvolvidos trabalhos junto ao grupo de pesquisa do projeto “Provas Investigativas para Verdade no Ensino Médio”, assim como revisados artigos acadêmicos com ênfase na busca por artigos que levassem em conta a visão do aluno em seu próprio desenvolvimento escolar, e por fim, foram feitas mesas redondas sobre o assunto. Os resultados obtidos até o momento evidenciam que o argumento é um processo importante na construção do conhecimento do aluno e, assim como a postura do professor, a liberdade de expressão do aluno tem a possibilidade de abrir novos caminhos para o pensamento coletivo. Até o momento, o projeto vem desenvolvendo trabalhos que estão sendo apresentados em sessões de eventos e discutidos em conjunto como momentos de formação docente, por meio de uma pesquisa-ação, a fim de formar uma consolidação sobre a argumentação possível dos alunos do ensino médio.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra

Integrantes: