PROJETO POR UM IF DE AFETOS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E ACOLHEDORAS NO CAMPUS OSÓRIO

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Resumo: O projeto de ensino “Projeto Por um IF de afetos: experiências educativas e acolhedoras no Campus Osório” consiste na construção de ações educativas acerca da vida estudantil que promovam a reflexão sobre diversidade, protagonismo, aprendizagem, afetividade, conflitos, e saúde. O projeto tem como objetivos escutar os e as estudantes, ampliando o olhar sobre as relações de ensino-aprendizagem. As ações propostas almejam evidenciar o protagonismo estudantil e o aprendizado integral e humanizado; construindo conhecimentos a partir do acolhimento e do afeto. A jornada estudantil não é fácil, especialmente dentro de uma instituição como o IFRS. Há diversidade, competição, exigência de notas, excesso de atividades, conflitos relacionais, contextos socioeconômicos distintos. Por isso, a partir da crítica freireana ao sistema acadêmico, compreende-se educação mais do que adquirir e processar informações. A construção do conhecimento, na prática, está interligada aos sentimentos, à integralidade humana e à realidade social e às experiências de cada estudante, como teorizado por Jorge Larrosa. As experiências discentes são fundamentais e precisam ser visíveis, debatidas e escutadas. Metodologicamente, o projeto se organizou em três etapas. Em primeiro lugar, foram realizados momentos de estudos sobre educação por meio de leituras de textos, principalmente, de Jorge Larrosa e Paulo Freire. Em segundo lugar, realizou-se um levantamento de dados via questionário online para a identificação de dificuldades de adaptação, estudos ou interação e também o reconhecimento de atividades e experiências que contribuíram de forma construtiva para o aprendizado. Em terceiro lugar, há o planejamento e a realização de ações, encontros, vídeos, conversas e entrevistas virtuais. São atividades que envolvem o acolhimento, diálogo, espaços de incentivo a escuta e a fala das e dos estudantes. Com as ações já realizadas é possível afirmar que o projeto estabeleceu uma comunicação com as e os estudantes, diagnosticando conflitos referentes à convivência, à adaptação no campus. Com as ações, foi possível fomentar momentos de diálogo, de escuta e instigar uma mudança do olhar sobre as relações de ensino-aprendizagem. Assim, o projeto Por um IF de Afetos é de suma relevância, pois reconhece a voz das e dos estudantes e aposta na afetividade como necessária ao processo educativo.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: