O IMPACTO DA PANDEMIA COVID 19: ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ALUNOS PERTENCENTES AO IFRS CAMPUS ALVORADA


Resumo: A depressão e a ansiedade constituem-se em transtornos mentais de larga incidência na população, podendo ser agravados pelo surto do COVID-19, já que os impactos psicológicos causados pela pandemia ainda são incertos. O presente projeto de pesquisa objetiva investigar, de forma longitudinal, os índices sintomatológicos de depressão e ansiedade dos alunos do IFRS Campus Alvorada, no período entre 2019 e 2021, verificando eventuais impactos psicológicos associados à pandemia e ao distanciamento social por ela provocado. O projeto constitui-se por quatro fases distintas de coleta de dados: uma antes, duas durante e a última após a pandemia. A primeira fase, realizada em junho de 2019, investigou a presença ou não de sintomas de ansiedade e depressão entre estudantes do IFRS Campus Alvorada e terá seus resultados preliminares expostos neste estudo. Utilizaram-se como instrumentos: ficha de dados sociodemográficos, Critério de Classificação Econômica Brasil 2018, Inventário de Ansiedade (BAI) e Inventário de Depressão de Beck - Segunda Edição (BDI-II). O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (CAAE: 08694919.1.0000.8024). Todos os participantes deram o seu consentimento. Dos 345 participantes da pesquisa, 74,8% são do sexo feminino e a média de idade foi de 23,6 anos. Ainda, observa-se que, de acordo com a Classificação Critério Brasil, a maioria encontra-se classificada como B2 (32,9%) e C1 (31,5%). Verificou-se que, dentre os 169 alunos que responderam ao BDI-II, 34,7% apresentaram sintomas de depressão moderados ou graves; outrossim, dos 174 alunos que responderam ao BAI, 31,6% apresentaram sintomas de ansiedade moderados ou graves. Identificou-se correlação positiva estatisticamente significativa entre sintomatologia de ansiedade e depressão. Concluiu-se que a incidência desses sintomas entre alunos do IFRS Alvorada em período anterior à pandemia é relevante, demonstrando a importância de trabalhos voltados à prevenção e conscientização sobre transtornos mentais no ambiente acadêmico. Tendo em vista o cenário de pandemia e o consequente distanciamento social, tais índices poderão ser comparados aos dados colhidos durante e após a pandemia, verificando-se se há ou não acentuação da incidência desses sintomas nos estudantes, relacionada ao surto do COVID-19.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências da Saúde

Integrantes: