O uso de mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem


Resumo: No sistema educacional atual, o modelo de exposição do conteúdo é quase sempre o mesmo: resumos, textos, registros, descrições detalhadas e questionários. Essa modalidade de ensino é chamada de “conteudista” e, diante das diversas formas de ensino e aprendizagem atuais, principalmente as relacionadas ao uso da tecnologia, está se tornando cada vez mais obsoleta. Tendo em vista essa problemática, o presente trabalho tem como objetivo fazer uso de mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem escolar como estratégia facilitadora de aprendizagem. A metodologia empregada baseou-se em pesquisa e análise de material pedagógico: leitura de livros, artigos científicos e reportagens. Como resultados parciais, através da observação dos materiais, verificou-se que uso de mapas conceituais possui ótimos resultados com estudantes de todas as idades e de todos os níveis de ensino – em especial vestibulandos que, em sua maioria, acreditam que aprendizagem e praticidade devem andar de mãos dadas –, pois colaboram em sua aprendizagem mediante a construção de conhecimento abordando conteúdos de forma mais leve e interativa, organizando e concentrando informações sobre um tema específico – o que torna o aprendizado interessante e diminui os índices de desistência. No caso de AVA’s (ambiente virtual de aprendizagem) que disponibilizam mapas, alguns pontos positivos e atraentes para grande parte dos estudantes estão na possibilidade de inclusão de multimídia para aclarar ou completar conceitos e existência de fóruns para discutir detalhes. Mapas conceituais podem, também, ser usados para esclarecer ou descrever o conhecimento que uma pessoa tem sobre um determinado assunto, ajudando, assim, outros que seguem a grande trilha de tijolos amarelos que é a vida acadêmica. Nas próximas etapas, o material estudado aqui será – já está sendo – usado como base para a criação de um AVA cujo objetivo é transformar frações dos conteúdos de aula em “pedaços do conhecimento” contidos em minicursos, de maneira que o aprendizado em ambientes EAD possa ser aperfeiçoado. Assim, a relevância desta pesquisa está na necessidade de encontrar alternativas para melhorar a qualidade do ensino brasileiro e, consequentemente, aumentar as taxas de alfabetização e escolaridade no geral.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: