Análise de Erros com Enfoque no Argumento

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Resumo: Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em desenvolvimento, intitulada Provas Investigativas para a Verdade do Ensino Médio, onde, entre outros temas, desenvolve-se um estudo sobre o argumento e sua importância para o ensino de matemática. Busca-se através deste trabalho discutir a importância da compreensão do argumento dos estudantes pelo professor; entender o processo metodológico utilizado para analisar erros; sugerir formas de utilizar este método dentro de uma perspectiva com enfoque na argumentação. O argumento é fundamental para diversas metodologias de ensino da matemática, onde este se faz necessário para o desenvolvimento de determinados conceitos, um estudante com capacidade de argumentar de forma lógica e sólida à respeito de um tema, é um estudante que certamente desenvolveu alguma aprendizagem à respeito do mesmo, em contrapartida, no processo de aprendizagem, o erro é peça fundamental para a reconstrução de conceitos não desenvolvidos corretamente, ou então para solução de algumas lacunas deixadas em etapas anteriores, já que para o professor, compreender a fundo o que sabe ou não um estudante não é algo trivial, mas sim, algo que depende de uma profunda análise, a metodologia de análise de erros dos estudantes surge como uma ferramenta poderosa neste processo. Este trabalho é um levantamento bibliográfico, construído a partir da concepção de Helena Cury sobre a análise de erros e de João Pedro Ponte sobre o argumento presente no processo de resolução de uma atividade investigativa/problema. Espera-se com o mesmo encontrar pontos de interseção, de valorização quanto aos conceitos de argumento e valorização do processo do erro, para estes autores e outros, construindo delineamentos para um método que analisa o processo argumentativo dos estudantes na resolução de problemas, a fim de compreender de forma profunda a construção de seu pensamento trazendo novos meios de avaliar a construção de sua aprendizagem.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra

Integrantes: