Como os livros didáticos de Matemática propõe o ensino de produtos notáveis a partir da BNCC.


Resumo: Este resumo apresenta um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso realizado como requisito parcial do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa propõe analisar livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, objetivando verificar se os livros analisados atendem ao que é prescrito pela BNCC em relação aos conteúdos e habilidades algébricas enfocando o conteúdo de produtos notáveis. Assim, foram estabelecidas como unidades de análise as habilidades propostas pela pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os respectivos conteúdos associados. A investigação teve um enfoque qualitativo exploratório, pois teve como fonte principal dados materiais analisados indutivamente a fim de descrever e compreender o objeto de estudo, sem contudo buscar generalizar os resultados. Como método de investigação, visando possibilitar uma análise das características e das potencialidades dos livros didáticos a pesquisa constituiu-se de uma análise documental. Foram escolhidas para análise duas coleções aprovadas e distribuídas pelo PNLD 2020 em escolas de Ensino Fundamental. Particularmente as duas coleções analisadas foram aquelas escolhidas pela única e principal escola do município da estudante pesquisadora. Durante a análise das unidades que tratam sobre os conteúdos analisados neste recorte foi possível identificar aspectos que se assemelham e que se diferenciam nas abordagens dos conceitos e no desenvolvimento das habilidades propostas pelos autores das coleções. Destacou-se em ambas as coleções a presença significativa do uso de Geometria como forma de contextualização dos conceitos algébricos e, entre as principais diferenças, pode-se mencionar que em uma das coleções o conteúdo de produtos notáveis é abordado no 8º ano enquanto que na outra tal conteúdo somente é tratado no último ano do Ensino Fundamental junto com o conteúdo de equações de 2º grau. Além disso, cabe mencionar que as duas coleções foram escolhidas como 1º e 2º escolha da escola, contudo as duas coleções são estruturalmente bem diferentes e portanto não é possível garantir que a coleção disponível terá correlação com a proposta curricular desenvolvida na escola o que leva-nos a pensar sobre quais critérios foram utilizados pelos professores para optarem por estas duas coleções.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra

Integrantes: