Possíveis tendências emergentes no ensino de estatística: o caso da edição especial de 2018 da revista REnCiMA


Resumo: Pesquisar sobre educação estatística é importante pois a inserção dos conceitos estatísticos é recente no ensino básico brasileiro, ocorrendo no nível fundamental em 1998 e no nível médio em 2002, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ademais, a aprendizagem desses conceitos é importante para que os estudantes possam se inserir na sociedade de forma crítica, podendo interpretar adequadamente as diferentes estatísticas presentes nos contextos sociais e mídias. Assim, este resumo apresenta um recorte da revisão de literatura realizada durante a elaboração do trabalho de conclusão de curso feito como requisito parcial para a conclusão do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório. Tal revisão objetivou investigar o que estava sendo produzido no meio acadêmico brasileiro sobre atividades investigativas no ensino de estatística. Um dos periódicos analisados foi a Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) que publicou em 2018 uma edição especial sobre Educação Estatística, na qual buscava dar visibilidade ao que estava sendo produzido no Brasil sobre a temática. Buscou-se por artigos que apresentavam propostas para o ensino de estatística e, dentre estes, aqueles que empregavam metodologias investigativas. Tal enfoque nas metodologias investigativas se justifica pois elas oportunizam aos estudantes experimentarem as principais etapas características do processo estatístico, que são: definição de problemas; gerenciamento de dados; interpretações; análises e conclusões. A investigação teve abordagem qualitativa descritiva e o método utilizado foi o levantamento bibliográfico. Ao todo, foram publicados 23 artigos na edição da revista analisada, dos quais cinco apresentam propostas de ensino. Desses cinco artigos, um utilizou a modelagem matemática; dois utilizaram a metodologia ciclo investigativo de Wild e Pfannkuch (1999); um utilizou a resolução de problemas; e um utilizou tecnologias da informação e comunicação. Ainda, destes cinco artigos, três utilizaram como recurso planilhas eletrônicas, sendo que estas possibilitaram o gerenciamento e análises de dados de forma mais dinâmica. Conclui-se que a metodologia investigativa associada as TICs desponta como uma possível tendência no ensino de estatística, o que, conforme consta nos trabalhos mostrou-se benéfica à aprendizagem dos estudantes, que desempenharam papéis mais críticos e reflexivos no decorrer das atividades.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra

Integrantes: