O ensino de cultura nas aulas de Língua Inglesa: uma análise de práticas docentes


Resumo: Tendo em vista que a Língua Inglesa é considerada a língua franca mundial, torna-se necessário seu ensino para as relações interculturais entre as pessoas, incluindo, então, questões culturais, sem excluir as habilidades linguísticas. Entretanto, essas questões culturais podem ser abordadas de diferentes maneiras, podendo ser aprofundadas ou não. Há uma grande diferença entre trabalhar com cultura de forma estereotipada e fixa e trabalhar considerando sua complexidade em diferentes contextos. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar como o ensino de cultura está sendo abordado nas aulas de Língua Inglesa em práticas de estágio realizadas por professores em formação. Para isso, foram utilizados como aporte teórico estudos sobre questões de identidade e cultura e suas relações com a língua, trazendo teóricos como Hall (2005), Anderson (2008), Bhabha (2012), Pratt (1991) e Kramsch (1998). Já em relação às abordagens mais adequadas a serem contempladas no ensino de cultura nas aulas de L2, levando em conta seu caráter dinâmico e suas relações com a língua, trabalham-se, então, autores como Brown (2015), Dema e Moeller (2012) e Liddicoat e Crozet (1997). Para este estudo, foram coletados seis relatórios de estágio que foram analisados a partir de revisão bibliográfica. Com isso, foi possível concluir que a maioria dos projetos contemplou aspectos culturais adequadamente, mesmo que de maneira não explicitada, trazendo temáticas e discussões pertinentes de diferentes contextos culturais.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Integrantes: