Adoção de critérios de acessibilidade em um jogo de Segurança Computacional

Link para video de apresentação: w.youtube.c...


Resumo: Segurança Computacional é uma área da Computação em ascensão, mas o mercado de trabalho não só apresenta uma defasagem de profissionais, como os próprios cursos de Tecnologia da Informação, que visam formar tais profissionais, não a abordam de forma satisfatória ou suficiente. Como solução, costuma-se adotar o uso de jogos e competições de Segurança, pois estes estimulam os jogadores a lidar com tais conteúdos de forma prática. Entretanto, uma dificuldade das plataformas de jogos é torná-los acessíveis e respeitar os critérios nacionais e internacionais de usabilidade que permitem pessoas com algum tipo de deficiência fazerem uso dos recursos e do aprendizado do software em questão. Nesse sentido, o presente trabalho propõe verificar a viabilidade da adoção de critérios de acessibilidade estabelecidos na WCAG (Web Content Accessibility Guidelines, Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web) e no eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico) na interface do jogo de Segurança Computacional TreasureHunt, e sob tal perspectiva, pretende-se de forma secundária expor os passos adotados para tornar a interface do TreasureHunt acessível. Para obter os resultados e respostas acerca do presente trabalho, optou-se por validar e alterar a forma de construção da interface por meio das diretrizes, checklists e validadores de acessibilidade, bem como através da aplicação de testes manuais com ferramentas específicas para esse fim, como leitores de tela e plugins para navegadores. Os resultados preliminares indicam viabilidade na conversão da interface do TreasureHunt para cumprir critérios de acessibilidade, mantendo aderência aos padrões da W3C (World Wide Web Consortium).

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra

Integrantes: